quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Junta Jovem na proteção da natureza

Portugal apresenta uma das maiores diversidades de aves da Europa, com cerca de 360 espécies de ocorrência regular. Centenas de milhar de aves passam pelo nosso território duas vezes por ano, entre os locais de reprodução na Europa e África, onde passam o inverno.
As aves e morcegos que vivem em aldeias e cidades podem trazer benefícios ao Homem, por exemplo comendo insetos que tanto nos incomodam, principalmente no verão, e nos podem até transmitir doenças.
O espaço de lazer Mãe d’Água é rico em biodiversidade nomeadamente passeriformes insetívoros tais como, o Chapim Azul entre nós conhecido por “Mejengra”, o Chapim de Poupa, Chapim Real, Chapim Rabilongo, Trepadeira comum, Carriça, na sua grande maioria, candidatos a ocupar uma das caixas ninho.
O Chapim Azul é um pregador da Lagarta do pinheiro, com a instalação destes ninhos na mãe d’água pretende-se implementar um sistema para controlar a proliferação da lagarta, cujos pêlos podem provocar reações alérgicas chamando ao mesmo tempo a atenção da importância da preservação dos locais de nidificação e proteção de espécies cada vez mais raras.~


Sem comentários:

Enviar um comentário