segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Visita ao Ecoparque pela Academia Sénior da Carregueira.


A visita de estudo é mais do que um passeio, constitui uma situação de aprendizagem que favorece a aquisição de conhecimentos, proporciona o desenvolvimento e facilita a sociabilidade.
Um dos objectivos das novas metodologias de ensino-aprendizagem é, precisamente, promover a interligação entre teoria e prática.
Não há melhor forma de conhecer o mundo do que usufruir dele. Assim, esta visita tinha como intuito o conhecimento da realidade que nos é mais próxima, para que o nosso papel seja mais ativo e construtivo. A partida para esta "visita experiência" fez-se por volta das 9:30 com o objetivo de circundar o perímetro do ecoparque do relvão e as empresas lá sediadas.  Vários alunos relembraram os tempos em que naquela área trabalharam arduamente, de sol a sol.

1ª paragem visita ao Centro integrado de recuperação, valorização e eliminação de resíduos - SISAV
Atenciosamente recebidos pela Engª. Catarina Louro, que os brindou com uma apresentação da empresa e visualização dum filme institucional, compreenderam um pouco melhor o papel desta empresa no tratamento dos resíduos. Cumprindo as regras de segurança da empresa foram devidamente equipados com capacete e colete reflector visitar as diversas unidades de tratamento. Terminada  a visita os alunos receberam uma lembrança da empresa.





2ª paragem visita à Associação de Gestão e Tratamento de Resíduos do Médio Tejo - Resitejo
Recebidos pelo Administrador Delegado da Resitejo Diamantino Duarte e pelo Eng. Filipe Melo, foram também agraciados com a presença do Presidente Paulo Queimado que aproveitou para fazer uma breve introdução acerca da importância da Resitejo. De seguida alguns alunos aproveitaram a oportunidade e deram sugestões quanto à localização de alguns ecopontos na Carregueira, bem como sugestões para sinalização de anomalias face à recolha.
  3 R's ( Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e SUSTENTABILIDADE foram as palavras em destaque.
Após o almoço que foi gentilmente oferecido pela Resitejo a visita continuou pelas diversas áreas de triagem, plásticos, pilhas, cartão, entre outras.

Por fim, visitaram a mais recente unidade da Resitejo-  Unidade de tratamento mecânico e biológico que foi inaugurada em julho do passado ano e receberam sacos de separação de resíduos, e um pilhão.
No regresso para a Academia ainda houve tempo para cantarem os parabéns ao aluno Manuel José Silva que completou 70 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário