terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Oferta formativa financiada na Carregueira


Estão programadas para ter inicio no mês de Abril na Carregueira mais duas ações de Formação:

1. Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - conceitos básicos – 25 horas
2. Noções de HACCP (certificação da segurança alimentar )– 25 horas

As Formações são financiadas e destinam-se a empregados e/ou desempregados inscritos no Centro de Emprego com habilitações entre o 9º e o 12º ano e a Licenciados desempregados.
 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Formações Financiadas na Carregueira

Com o apoio da  Junta de Freguesia da Carregueira  iniciaram-se no dia 17 e 18 de fevereiro  dois cursos de Formação através da entidade formadora COMPETIR.

As formações em curso são: Ideias e Oportunidade de Negócio nível 4, com duração de 50 horas e Comunicação  interpessoal - Comunicação Assertiva, nível 4, com duração de 50 horas.

Ambas decorrem na "Casa João António" das 18.30 às 22.30h.

As Formações são financiadas e destinam-se a empregados e/ou desempregados inscritos no Centro de Emprego com habilitações entre o 9º e o 12º ano e a Licenciados desempregados.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Balcão de Cidadania

No âmbito do projecto Freguesia + Activa e cientes que os serviços têm de estar cada vez mais perto da população, a Junta de freguesia da Carregueira abriu hoje, dia 17 de Fevereiro, o  Balcão de Cidadania, no Edifício do Alto do Pina no Arripiado.

O projecto Freguesia + Activa tem por âmbito dar resposta a três eixos: resposta social de proximidade, envelhecimento activo e promoção do património local.

O Balcão de Cidadania representa o primeiro passo num projecto que tem por base abranger toda a população da Freguesia, prestando serviços tais como: atestados, declarações, sinalizações, apoio informático, sugestões e acompanhamento Social.

Para além do apoio direccionado à população, é objectivo promover o turismo e o artesanato da nossa freguesia, desta forma estarão expostos artigos produzidos pelos artesãos da nossa freguesia.

Este serviço estará aberto às segundas, quartas e sextas das 14 às 18h.


sábado, 15 de fevereiro de 2014

Reuniões de Trabalho com as Associações locais.

Aprovado na Assembleia de Freguesia do dia 7 de dezembro de 2013 o Regulamento para a concessão de apoios ao movimento associativo (RCAMA) foi apresentado num ciclo de reuniões a todas as associações locais de caracter desportivo, recreativo e cultural da Freguesia.
O associativismo tem vindo a assumir um papel estratégico na promoção do desenvolvimento social local, dando um inestimável contributo à formação, à promoção do bem-estar, da qualidade de vida e à fruição cultural, desportiva e recreativa da comunidade, bem como à promoção de espírito de cidadania.
É, assim, objectivo da Junta de Freguesia, no âmbito do Regulamento apresentado, definir uma clara política que seja promotora de autonomia para o desenvolvimento de toda a dinâmica associativa na Freguesia da Carregueira.
Foram auscultadas as necessidades assim como os projectos futuros das associações e estabelecidos alguns mecanismos de apoio.
Foi ainda apresentado o projecto da Junta de Freguesia em criar um Grupo de Coordenação e Apoio Associativo que terá como principais objectivos, a coordenação das actividades assim como apoiar as associações a nível administrativo e burocrático.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Declaração do IRS - Balcão Sénior


A Junta de Freguesia da Carregueira considerando, que todos os reformados que em 2013 receberam uma pensão mensal acima dos 293 euros vão ter de entregar a declaração de IRS, que entre reformados da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações, em Portugal mais de um milhão de pessoas deverão ser chamadas a fazer a entrega desta declaração, o elevado numero de reformados residentes na Freguesia da Carregueira que irão ser abrangidos por esta medida governativa, a importância que os serviços administrativos da Junta de Freguesia podem representar no apoio no preenchimento destas declarações.


A Junta de Freguesia da Carregueira irá disponibilizar a todos os fregueses séniores da Carregueira e Arripiado que aufiram menos de 6000 euro/ano um Balcão de apoio isento de taxa ao preenchimento da declaração do modelo 3 do IRS.


Programa Natalidade +

A diminuição da natalidade é um problema premente e preocupante na nossa freguesia. Considerando que, o envelhecimento das populações e o decréscimo populacional, têm originado consequência negativas a nível social e económico;
A Junta de Freguesia da Carregueira lançou hoje o projecto NATALIDADE + que conta com as parcerias do comercio local, nomeadamente: Loja da Ana, Farmácia Stª Catarina, Loja do Pedro, Moda Jovem e Loja da Tuxa.
O apoio consiste na oferta de um kit de produtos de pueuricultura e no cartão Natalidade + que possibilita descontos nos estabelecimentos parceiros.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Protocolo de colaboração

Foi hoje celebrado o Protocolo de colaboração e cedência de utilização do edifício "os Unidos" entre a Junta de Freguesia da Carregueira e o Rancho Folclórico Etnográfico Infantil da Carregueira.

Natalidade +

A diminuição da natalidade é um problema premente e preocupante na nossa freguesia. Considerando que, o envelhecimento das populações e o decréscimo populacional, têm originado consequência negativas a nível social e económico;
A Junta de Freguesia da Carregueira lançou hoje o projecto NATALIDADE + que conta com as parcerias do comercio local, nomeadamente: Loja da Ana, Farmácia Stª Catarina, Loja do Pedro, Moda Jovem e Loja da Tuxa.
O apoio consiste na oferta de um kit de produtos de pueuricultura e no cartão Natalidade + que possibilita descontos nos estabelecimentos parceiros.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

USF Carregueira

A Junta de Freguesia da Carregueira informa que o novo horário de serviços médicos e enfermagem no polo da Unidade de Saúde Familiar na Carregueira é o seguinte:
2ª Feira das 15 h às 19 h
4ª Feira das 14 h às 18 h
5ª Feira das 14 h às 18 h
6ª Feira das 14 h às 16 h

XIV CONGRESSO NACIONAL da ANAFRE

A Junta de Freguesia da Carregueira fez-se representar pelo seu Presidente do Executivo Joel Nunes Marques no XIV CONGRESSO NACIONAL da ANAFRE, realizado nos dias 31 de janeiro e 01 e 02 de fevereiro de 2014, em Aveiro.

Este Congresso constituiu um momento político nacional de grande relevância para o Poder Local Democrático mais genuíno - AS FREGUESIAS - que, no decurso da sua já longa historia, não tem sido devidamente prestigiado.

Os Delegados ao Congresso, representantes das Freguesias, analisaram a actividade desenvolvida pela Associação Nacional de Freguesias no mandato que se encerrou e, sob o lema:

+FREGUESIA, MELHOR FUTURO

debateram, criticamente e de forma muito participada, os impactos da REORGANlZAÇÃO ADMINISTRATIVA TERRlTOR|AL AUTARQUlCA no futuro das Freguesias e na vida das populações.

O XIV Congresso legitimou os Órgãos Sociais da ANAFRE a prosseguir o seu trabalho no sentido da dignificação das Freguesias e dos seus Eleitos de realçar que a Junta de Freguesia da Carregueira pela primeira vez está representada no Concelho Geral desta Associação.

Aprovando a Moção de Estratégia, o Congresso fixou as linhas de orientação do trabalho da ANAFRE para o mandato 2013/2017, proclamando as seguintes:

CONCLUSÕES:

1 - As Freguesias querem ver revogadas as Leis n.° 73 e 75 de 2013;

2 - As Freguesias querem ver publicada uma nova Lei das Finanças Locais que estabeleça um valor mínimo digno para o seu funcionamento e para o exercício das suas competências que elimine o critério TIPAU na distribuirão dos recursos financeiros e consigne o alargamento das condições de empréstimo a longo prazo e de locação financeira;

3 - As Freguesias exigem a reposição dos valores do FFF, desviados para a
compensação/majoração do FFF das Freguesias que se agregaram voluntariamente, e o reforço da percentagem de participação das Freguesias nos impostos recolhidos pelo Estado;

4 - As Freguesias querem ver definitivamente clarificada a partilha das competências entre Freguesias e os Municípios;

5 - A ANAFRE e as Freguesias continuam em discordância com a agregação a que as Freguesias foram sujeitas, por deixarem o governo das Freguesias distante das
populações e não garantirem ganhos de eficácia e eficiência para o Podar Local, nem poupança para os cofres do Estado, exigindo que sejam repostas as Freguesias agregadas, em particular as que mereceram oposição dos seus Eleitos e respectiva população;

6 - A ANAFRE e as Freguesias exigem que seja revisto o Estatuto do Eleito Local e, nele, consignado o alargamento do regime de permanência aos Eleitos das Freguesias de maior dimensão, para dignificação das suas funções;

7 -  A ANAFRE e as Freguesias querem ver garantida a prestação de serviços públicos próximos das populações e respeitado a sua gratuitidade;

8 -  A ANAFRE e as Freguesias querem ver garantidos os direitos dos trabalhadores, com eliminação de quaisquer normas legislativas que condicionem a contratação de pessoal ou limitem os seus direitos já constituídos, não pondo em causa a autonomia das Freguesias, nomeadamente, no que respeita a celebração de acordos de contratação colectiva;

9 - A ANAFRE e as Freguesias querem ver respeitada a coesão social e territorial e garantidos os direitos das populações do interior do Pais com mais investimento nos serviços sociais e nas infra-estruturas rodoviárias;

10 - As Freguesias e a ANAFRE querem ver cumprida a CRP, com a implantação da
Regionalização Administrativa;

11 -  As Freguesias exigem que o Governo se empenhe na criação de medidas e planos que garantam a IGUALDADE e querem participar na implementação desses planos;

12 - As Freguesias querem ter acesso a informação sobre os valores dos impostos locais cobrados no território de cada Freguesia;

13 - A ANAFRE e as Freguesias querem participar, activamente, nas comemorações dos 40 anos da instituição do Poder Democrático em Portugal e das conquistas de abril;

O XIV CONGRESSO NACIONAL DA ANAFRE admitiu e debateu, em plenário, o Documento de Reflexão e Debate, debruçando-se sobre matérias diversas da vida política das Freguesias.

Admitiu, debateu e aprovou 12 MOÇÕES, duas das quais aprovadas por unanimidade e, as restantes, por larga maioria, cujo teor vai merecer acolhimento no seio da ANAFRE.

Balcão de Cidadania - Arripiado

O acesso aos serviços púbicos, conseguido com o 25 de Abril, originou uma melhor e maior qualidade de vida das populações, numa lógica de proximidade no acesso aos serviços e das funções sociais do Estado. As políticas nacionais a que assistimos actualmente são caracterizadas, por um lado, pela extinção destes serviços e, por outro, pela sua centralização dificultado as populações no seu acesso. Na génese desta situação estão as opções políticas, que tem colocado em causa a necessária igualdade e justiça de tratamento das populações. Nalguns casos, o último dos serviços que ainda existe são as Juntas de Freguesia que, apesar das suas dificuldades e limitações, são a única entidade presente com a qual as pessoas podem contar. A população do Arripiado actualmente é vitima de todo este retrocesso nos direitos constitucionais e fundamentais para o desenvolvimento e progresso do nosso País. Assim a Junta de Freguesia da Carregueira entende como fundamental e estratégico garantir a existência e proximidade dos serviços públicos à população do Arripiado, e a sua respectiva qualidade, assim a implementação do BALCÃO DE CIDADANIA será o passo na direcção do apoio a esta população e de proximidade com o poder local.